30 julho, 2016

O jardineiro e seu jardim

Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma. - João 15: 5


Quem já cultivou um jardim sabe muito bem o trabalho que se tem. Todos os dias levanta-se bem cedo para regá-lo, a água tem que ser espalhada na medida certa, nem a menos ou mais…

Por vezes é necessário arrancar alguns galhos mortos que embora estejam nessa condição, impedem que a planta se desenvolva no seu tempo certo. Por vezes ainda é necessário arrancar plantas oportunistas que se infiltram no jardim, com a única finalidade de parasitar-lhe roubando-lhe energia, e a longo prazo provocando a sua morte.

O jardineiro experiente sabe muito bem que um jardim por mais que pareça bonito, que tenha suas plantas e gramas aparentemente sadias, elas podem esconder graves problemas em suas raízes, sendo por vezes ainda necessário descartar uma parte dele e reconstruir outra em seu lugar...

Quem já cultivou um jardim, sabe muito bem que são necessários poucos dias sem a presença do jardineiro experiente para que o jardim comece a perder sua beleza e vitalidade, mãos inexperientes começam a regá-lo em horários inapropriados, quando regam, não sabem distinguir a boa semente da má, os galhos secos dos vivos, as plantas do jardim das oportunistas, sua negligência faz com que as raízes sejam abaladas e o jardim comece a morrer lentamente...

Nessa história o jardineiro experiente é Jesus, que sabe a dosagem exata de água, sabe da necessidade de arrancar os galhos mortos, de arrancar as plantas oportunistas, reconstruir metade ou o jardim inteiro, que
sabe que há problemas que se escondem na raiz muito embora apresentem uma aparência saudável.

O jardineiro experiente se distingue dos outros jardineiros no trato com seu jardim. Assim como ele é ele deseja que o jardim seja... 

Que possamos alegremente saber que Cristo em sua soberania cuida de cada um de nós como o jardineiro experiente cuida de seu jardim, tornando-se um com ele. E mesmo que não entendamos certos processos de restauros que passamos, que podem até deixar cicatrizes em nossa vida, Cristo Jesus, sempre reconstrói para poder dar vida e vida em abundância!

Glórias ao criador por isto!
Fernando Saraiva


29 julho, 2016

Além da cabana de nossa alma!


Entretanto, Yahweh assegurou a Samuel: “Não te impressione diante da aparência nem da estatura desse homem, pois Eu o rejeitei. Eis que Deus enxerga não como o ser humano vê, porquanto o homem julga e toma em elevada consideração a aparência, mas o SENHOR sonda o coração.” - 1 Samuel 16:7

Você já parou para pensar como seria olhar para o nosso interior  com os olhos de Deus? Será que todo esplendor do nosso corpo, da nossa justiça, da nossa religiosidade passaria pelo crivo dos olhos daquele que nos sonda?

Algumas pessoas ao se converter ao Senhor, no sentido de estarem indo a uma igreja/templo, acham que a mudança que precisam ter se resume a aparência, acreditam ainda que a prosperidade é a fiel prova de que Deus Jeovah está com eles... Pobres almas, Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens! (1 Coríntios 15:19)

O rei David, não tinha todas as características esperadas de um rei, sua família era a menor de sua tribo, ele era o menor de seus irmãos, o mais moço deles, jovem, baixinho e franzino, o que se esperar de uma pessoa dessas? Ser rei? [Mas] Ele superou todas as falsas expectativas do profeta Samuel, que possivelmente esperava alguém com belo porte assim como o fracassado rei Saul.

David não mais como pastor de ovelhas de seu pai, mas agora na condição de rei em Israel, não teve por Deus, nenhum de seus pecados ocultos não revelado, foi mau pai, um marido ruim, adúltero e homicida, logo ele a quem o senhor chamou de "o homem segundo o coração de Deus"!

Muitos foram aqueles que abandonaram a David quando este perdera o seu prestígio no reino, seu nome virou escárnio e chacota, poucos é verdade permaneceram fiéis a ele, isso lembra alguém?

David em muitos elementos de sua vida tipifica uma espécie de Cristo, rejeitado pela aparência, traído pelos seus irmãos e amigos, mas que retornou[retornará] no esplendor da glória de seu Deus.

Muitos aspectos similares podemos encontrar entre eles, assim como a David, muitos esperavam o Cristo de Deus como sendo, um messias guerreiro, bravo, um libertador glorioso em status, aparência e poder, mas, foram surpreendidos pela simplicidade e sabedoria de um homem que nasceu em um estábulo e que não tinha aonde reclinar a cabeça, Jesus foi além da aparência, ensinando aos mestres e doutores da lei como sendo e tendo a autoridade devida de quem conhecia o Pai.

O rei David representa um homem que mesmo segundo o coração de Deus ainda carece de graça, carece de Deus... Jesus é a própria corporificação da graça de Deus. Ambos ao seu modo e a seu tempo, nos dizem muito sobre o perfil da testemunha fiel do criador.

A nossa aparência externa pode até está bem ornamentada, mas o Criador vê além, ele não esconde nossas falhas, fraquezas, nossas paixões, mas faz com que nelas encontremos a verdadeira fé, paz e vida que só o Senhor Deus tem e preparou para os seus eleitos!

Que possamos fugir da aparência do corpo desta vida, e nos aproximemos confiantemente a Cristo nosso redentor, em fraqueza, em verdade, em sinceridade e em espírito! Um coração humilde e quebrantado vale muito mais do que mil casas do tesouro do rei mais rico do mundo.

Que Deus em Cristo seja glorificado sempre, Amém!
Fernando Saraiva

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails