17 maio, 2012

“A INCOERÊNCIA DO CAMINHO”


"A Bíblia não diz que devemos amar a todos?" "Ah! a Bíblia! Para dizer a verdade, ela diz uma porção de coisas; mas ninguém nunca pensa em colocá-las em prática. " Harriet Beecner Stowe, em A Cabana do Pai Tomás.

Acho interessante como o discurso  que os “crentes” pregam é imensamente diferente de sua pratica. Fala-se tanto em amor, em fraternidade, mas, se eu sendo gay entrar em uma de suas INÚMERAS subdivisões [igrejas], invariavelmente o pastor, missionário ou quem  tiver com o microfone na mão e o  “dom da palavra”  na língua, largará a “pregação oficial”, e se concentrará em nome de “deus”, para dizer o qual vergonhoso, vil e asqueroso é o meu jeito de amar e de ser amado, esquecendo totalmente a mensagem e o propósito inicial de sua ministraço.

Essa semana alguém disse que eu tenho ódio da igreja, de seus ensinamentos de suas doutrinas, quem dera se ainda tivesse aquele olhar romantizado sobre ela,  no entanto não considero como  ódio ou coisas do tipo, mas sim uma imensa e inegável insatisfação com aqueles que si dizem seguidores de cristo, mas que invariavelmente o reduzem a uma expressão religiosa,  tais figuras de certo modo contribuíram  para as escolhas que fiz , escolhas que me levaram a romper com o “mundinho gospel cristão”.

Na construção teológica a  igreja retirou a soberania de Deus, seus atributos, sua plenitude, e impôs sobre os ombros de seus “membros”, uma carga tensa, devastadora e que volta e meia desumaniza e aniquila o que de mais belo possa existir em uma pessoa, o amor a outra.

Em nome de uma suposta crença, uma suposta doutrina, uma suposta teologia, assassina-se os sonhos, destroem-se vidas e arruína-se tudo de belo que possa de algum modo brotar dos braços de Deus.

Esse longo período que me mantenho distante da “igreja”, da fé institucionalizada, me fez crê mais, sentir mais a presença do criador. Para algumas pessoas será muito difícil  construir um verdadeiro relacionamento com o Alfa e o Ômega, pois invariavelmente verão na igreja a única forma de o alcançá-lo. 

Finalizo esse pequeno arranjo com a seguinte frase  do texto Salve sua fé e volte para o mundo de  Moises Gomes do http://merapalavra.blogspot.com.br  “Ninguém encontrou o caminho certo,todos foram encontrados por um único caminho” .

Talvez se só por um instante descêssemos do nosso pedestal religioso, e abrasássemos a principal virtude do ser humano, independente de religião  ou não, talvez só por algum momento aniquilaríamos a intolerância e incoerência de nossa fé.


Reflexão e Vida!!!



Fernando Saraiva

Um comentário:

  1. Olá Fernando,suas mensagens são muito boas e vir a seu blog é uma benção.Dou-lhe os parabéns e continue nessa sua força trazendo a cada dia essas mensagens gratificantes de edificação, consolação e exortação. É este o alvo da nossa vida, incentivar a continuar a nossa caminhada pelas veredas da luz, com alegria falando das maravilhas do nosso Salvador. Que sua vida brilhe mais e mais a cada dia. Se desejar fazer parte de meus amigos virtuais é só clikar. Faça-o de forma a que possa seguir também seu blog. As minhas cordiais saúdações em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails