22 junho, 2012


No caminho, a loucura, o homem e a fé!

Quando falo da minha pouca fé no cristianismo, algumas pessoas torcem os lábios... e se questionam sobre a minha fé em Deus...Quando digo que estudo teologia...Eles respondem __Está explicado o porquê! Algumas pessoas até já falaram que possuo uma fé racional, como se o fato de crê, fosse racionalmente irracional, ou seja, uma demência do psíquico orquestrada pelo divino.

Na loucura assim como na fé...um mero ingrediente a mais ou a menos faz toda diferença.  A razão de crer e depositar a sua fé...a sua esperança em alguém que você não vê, é até certo ponto semelhante com a loucura, pois esta embora pareça real...sua matéria prima é a irrealidade dos fatos. Sempre digo que ainda tenho esperança, ainda me resta à fé, e ainda me sobram perguntas!!!  

O desequilíbrio, a não materialização do nosso objeto de fé com vistas para o homem, a dissociação da fé teórica com a prática, desapropria a sensatez e a beleza do divino em nós seres humanos. Em minha visão limitada e periférica das “coisas do reino” do “por que” dos mistérios insondáveis de Deus, da sua mudança de personalidade do antigo para o novo testamento, muito embora sejam apenas um, o testamento do Deus Triuno revivido em nossos corações, destinados aos Homens igualmente distanciados de Deus, apesar que, alguns se achem profundos conhecedores dele e não o são de verdade, causa-me um profundo desconforto.  

Enquanto que em algumas “civilizações” dá-se mais valor ao ouro,  o que realmente importa perece, o aspecto humano da humanidade, que a muito deixamos de lado. Do mesmo modo como esta máxima, a religião segue da mesma forma, e aqui falo todas elas, que só de fato fazem sentido quando o objeto de fé (Deus) e o instrumento dessa fé (homem) estão em perfeita harmonia, senão será apenas um amontoado de regras e rituais místicos vazios de representação.   

Uma fé, que não cumpre a sua missão de aproximar os homens de si mesmo e à Deus, estará invariavelmente fadada a se tornar uma religião e nada mais!!!


Paz e Vida!  

Fernando Saraiva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails