A
“GRANDE PROSTITUTA”
"Nossas vidas começam a perder o sentido no dia em que ficamos calados diante de coisas que importam." - Martin Luther King Jr
O que me motiva a escrever hoje, é um sentimento de revolta, de angústia, de desespero e de certo desapontamento. Nos círculos acadêmicos e nos guetos cristãos, uma imagem, cada vez mais folclórica e caricata se revela a respeito da igreja evangélica.
Enriquecimento ilícito de lideres, escândalos com dízimos, prostituição da palavra de DEUS em púlpitos corrompidos pela ganância e pelo desespero de manter suas igrejas sempre lotadas. Cultos de hora em hora com o único objetivo, não mais provê os sedentos de fome e sede de ouvir a palavra de DEUS, mas sim sedentos em alimentar os cofres da insaciável prostituta.
Homens que se proclamam “ministros do evangelho”, que ao invés de se colocarem na posição de servos, estão mais interessados em serem servidos! Placas e mais placas, com promessas vazias de prosperidade, seguidas de prosperidade, altares que cedem lugar a stands de venda, livros, CDs e DVDs, todos em liquidação com mensagens estragadas e carregada de tudo, menos da verdadeira essência de DEUS.
A invasão da “cultura gospel” estadunidense, nas pregações, no cotidiano dos cristãos, essa cultura embriagada pelo consumismo capitalista levam milhões a caírem prostrados diante do mau do século, a teologia da prosperidade, esta por sua vez é alimentada por campanhas, e mais campanhas, que não levam a nada, a não ser ao empobrecimento espiritual de seus adeptos.
O culto irracional a bezerros de ouro, a estatuas de madeira e mármore, já não nos preocupam mais, algo mais sutil e com um poder incomparavelmente mais devastador vem entrando em cena, a idolatrias a lideres e ícones denominacionais.
O Rei dos Reis já não possui mais seu trono! Quase 75% das placas de igrejas de alguma forma apresentam imagens de seus lideres expostas, como sinônimo de fé e de vitória em DEUS, coisa que nem sempre é verdade.
O titulo desse “desabafo” é apenas uma expressão do caminhar de uma parte da igreja, que vem levando muitos a um caminho sem volta, sei e como sei que existem pessoas honestas no meio cristão, no entanto essas vozes estão sendo esmagadas por essa elite gospel.
“Tenho, porém, contra ti, que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas” Ap 2:4-5
Fecho esse texto com uma celebre frase de São Agostinho de Hipona "Se você acredita no que lhe agrada nos evangelhos e rejeita o que não gosta, não é nos evangelhos que você crê, mas em você."
Paz e Vida!
Fernando Saraiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário