"POR QUAL MOTIVO DEVO IR A IGREJA?"
Extraído de um Comentário realizado no texto O que Fazer na Casa de Oração? De Alex Oliveira, Postado em http://conversadc.blogspot.com
Quem me conhece há certo tempo sabe do meu posicionamento muitas vezes demasiadamente critico, em relação à fé institucionalizada. No entanto quero abrir um parênteses, ainda creio na igreja, creio que ela ainda tem um papel relevante dentro da sociedade, creio que ela ainda é responsável pela humanização da população, ainda creio que, se ela se converter de seus maus caminhos, e repensar algumas de suas atitudes e valores corrompidos e excluístas, ela ainda poderá ser usada por Deus, como um dos agente de sua obra.
Sei que nem todas as “igrejas”, MAIS um número considerável, se apossaram das verdades bíblicas e as distorceram conforme o seu bel prazer. Acrescentando “coisas” que Deus nunca disse, e as apresentando com verdades inquestionáveis.
Em muitos casos, Cristo não é mais visto como o bom pastor, mais como um latifundiário rico que em troca de favores (dízimos, trizimos, quadrizimos) premia os bons e pune aqueles que não contribuem para a obra de “deus”.
A grande questão, que me faço é Por qual motivo devo ir à igreja? Uma questão tão simples, mas com uma amplitude gigantesca. Muitos de nós cristãos, falaríamos, buscar ter uma comunhão com Deus, sentir Jesus perto de nós e coisas do tipo, no entanto, é o que menos se vê.
As músicas, as pregações, o ambiente. Tudo e digo tudo, é direcionado ao bem estar do homem, e não puramente a adoração ao Senhor, aliás, muitos confundem músicas bonitas com adoração, choro com oração, barulho com a atuação do Espírito Santo.
Em meu trajeto diário, me deparo com inúmeras “igrejas cristãs”, mas o que me chama mais atenção são as suas placas, é isso mesmo, suas placas, com promessas vazias de conquista e vitórias particulares, “Venha ser Feliz”, “Deus tem uma bênção para Você”, “Pare de sofrer” “O seu ponto da benção” “Use sua fé e prospere” e por ai vai, me questiono se estas “igrejas” se propõem a isto a serem apenas “SPA’S Gospel” imagine seus frequentadores?
As chagas, a cruz manchada de sangue, os pregos ainda impregnados com resquícios de pele. Já não fazem mais sentido para esse evangelho triunfalista, que trocou tudo o que a cruz representa por um punhado de prata e ouro postas em um saco furado.
Não podemos mais aceitar esse "novo" evangelho pregado por aí, que repensemos o que de fato buscamos ao irmos à igreja.
Paz e Vida.
Fernando Saraiva
Paz Fê!
ResponderExcluirLendo seu texto, lembrei de algo que li há algum tempo. Em determinado momento, em seu livro Humildade: A Beleza da Santidade, Andrew Murray diz como devemos nos portar na casa de Deus:
"Vá à igreja como o publicano que foi ao templo; permaneça intimamente no espírito de sua mente da mesma forma como o publicano expressou-se exteriormente quando baixou os olhos e pôde dizer apenas: Deus, tem misericórdia de mim,pecador."
Isto faz toda a diferença, pois nos mostra que o objetivo de estar na casa de Deus, deve ser unicamente para glorificá-lo, o homem não tem porque buscar a própria exaltação, antes como o publicano, reconhece que é a misericórdia de Deus e a graça salvadora de Jesus Cristo que o permitem estar aqui.
Parabéns pelo texto! Deus te abençoe mais e mais!
Olá Gerlane,
ResponderExcluirExcelente colocação, quando nos esvaziamos e deixamos Cristo ser o Senhor de nossas vidas, algo interno se transforma e faz brotar o verdadeiro adorador, que possamos buscá-lo com todo o nosso coração e não somente com os lábios ou por aparência.
Shalom.