11 abril, 2012

“Meu mundo é a igreja.”
“Ir contra a igreja, é ir contra Deus?”





Algumas pessoas pensam que para se adorar Deus, precisam estar necessariamente dentro de uma igreja/templo. Erguer suas mãos, fechar os olhos, e abrir a boca em oração. Queria não escrever sobre isso, mas estaria enganando a mim mesmo. 

Não pouco é o número de “crentes”, “devotos”, “religiosos profissionais” [Ouvi esse último, outro dias na Tv], vivem única e exclusivamente para e em função da “igreja”, perdidos em uma multidão de atividades e agenda de “compromissos”, em uma  programação fútil e egocêntrica. 

Quando me refiro a “programação fútil e egocêntrica”, não estou diminuindo certas atividades que ocorrem dentro dos “muros” da religiosidade institucional, mas que se esta não for realmente para honrar a Deus, não passara de tal.

Frases do tipo:

__Essa semana tem festa na “igreja”, EU, não posso faltar!!! Mas, posso faltar no serviço, no plantão, na escola, na faculdade e por ai vai. Ou a clássica, mas importa obedecer a Deus do que aos homens, como se fosse ele que mandasse você não cumprir as tuas responsabilidades com o teu empregador.

 __Eu estou a serviço de Deus, frase muito usada por outros. Faz lembra-me da parábola do bom samaritano, não que eles fossem maus, mas, que aqueles que  cujo o  bem era esperando, não o fizeram, pois pasmem, estavam a serviço de Deus,  Lc 10 30-37, perdidos em suas “funções” de adorar e louvar “deus” no templo.

__Faço isso em nome de Deus, para Deus. Assim justificam-se estes, mas questiono, honra maior não seria fazer de sua vida “secular”, um grande culto a Deus! E não somente limita-lo ao templo? Seria Deus, tão pequeno, para ser adorado somente no templo? Tenho lá minhas dúvidas. 

Apesar do que alguns possam pensar, eu amo a Igreja de Cristo, mas não consigo mais vê-la tropeçando em suas próprias pernas. Finalizo com a seguinte reflexão:

“Muitas igrejas fazem com que as pessoas vivam em função delas. Geram indivíduos tímidos em relação à vida, dependentes em relação à fé e confusos em relação a si mesmos. A Igreja existe para viver em função das pessoas, gerando pessoas autônomas que sabem viver a vida como um todo de um jeito cristão.” Fabricio Cunha

Paz e Vida.


Fernando Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails