15 maio, 2021

Temporal

Na língua portuguesa, há inúmeros significados para a palavra temporal, dentre estes, cito alguns: relativo a tempo, chuva com intensidade elevada, uma passagem de tempo, passageiro, temporário, provisório bem como, algo relativo ao profano, não religioso, não espiritual, mundano.
Imagem da Internet


Ao pensarmos bem, são inúmeros os significados e suas aplicações! Vou me ater nesta provocação, ao sentido psicológico do termo temporal, espero que o leitor não se decepcione, ou se, realmente haverá alguém que se importe em ler... 

Quando o céu está nublado, nuvens cinzas, carregadas, trovões ao fundo, olhamos e de certo modo tememos o que virá, uma tempestade talvez? Chuvas fortes, riscos de enchentes, inundações, desmoronamento, vidas humanas em risco, no entanto, há certos temporais que não nos demos conta, certos riscos, enchentes, inundações desmoronamentos, que se escondem na superfície serena da pele, do corpo, da alma, e como são terríveis esses temporais!

Na superficial camada da pele, nenhum telescópio é capaz de enxergar as nuvens tempestuosas formadas, um sorriso, uma leve sombra de maquiagem, já é suficientemente capaz de negar a dor que o silêncio solitário da existência teima em confrontar aquele quem carregar tamanha dor! 

Às lágrimas mais dolorosas, são aquelas que caem para dentro, que não se libertam e não encontram sua alforria e nem o seu destino de serem secadas por mãos que afagam! 

Tempestades! Cada tempestade interna ou externa, tem seus riscos particulares, suas extensões preliminares, suas consequências inevitáveis. Qual a solução para tudo isso, questiono!? 

 A vida é um amontoado de improvisos e imprevistos, porém, devemos dentro das nossas possibilidades, construir fortalezas que nos protejam das tempestades que certamente um dia iremos enfrentar, no entanto, devemos distinguir que fortalezas não são prisões, fortalezas nos protegem, prisões nos limita. 

 Nunca desista, você já deve ter ouvido falar ... depois da tempestade vem a bonança! Curta o seu tempo debaixo do sol, sinta o cheiro da primavera, o calor do sol ...e a renovação da paisagem, aproveite o tempo, às convivência e você mesmo, lembre-se o seu maior patrimônio é quem você é... e isso a tempestade não leva!

Por: Fernando Saraiva 
São Luís, 14 de maio de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails