21 agosto, 2022

Uma igreja sem Cristo


Início essa reflexão com a frase de C. S. Lewis que disse: "De todos os homens  maus, os homens maus religiosos são os piores". Em nome de Deus, homens maus religiosos torturaram mulheres na idade média, acusando-os de bruxaria simplesmente por desejarem elas, lançaram desafetos no cárcere e aprisionaram negros em navios da escravidão e os desterraram em terras longínquas. 

Homens religiosos, porém maus, lançaram vidas inocentes em meio a prédios de uma metrópole americana, perseguiram  judeus e minorias. Detonaram bombas atômicas, em busca da paz e tornaram o mundo reféns dessas bombas! 

Homens religiosos maus, amantes do amor e da paz, promovem guerras para alcançarem uma paz inalcançável. Elegem políticos sabidamente corrupto em benefício próprio e outros totalmente incompatíveis com o cristianismo.

Foram homens religiosos, que crucificaram Jesus e soltaram Barrabás. Somos nós também, frutos de um cristianismo que não soube reconhecer seu erro e voltar a escrituras, e mesmo voltando  nos dividimos em tanto outros  de visões e práticas quase que irreconciliáveis. 

Nossos cultos louvam a nós mesmos, pregadores com cachê para falar bem de quem o contratou, outros tantos sem oportunidade por justamente expor adequadamente as escrituras. 

Vivemos um caos bíblico e mal reconhecemos o cristianismo que outrora fora pregado pelos pioneiros, e apesar disso tudo, nos achamos dignos de sermos chamados de cristãos?


São Luís, 17 de agosto de 2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails