28 outubro, 2022

Viva o renovo de Deus



Extraído de: Comunidade Evangélica Pescadores de Alma

Quero nesta noite, saudar a igreja com a paz de Deus e do nosso Senhor Jesus Cristo, que reina e vive eternamente. Gostaria de usar em poucas e breves palavras uma mensagem de reflexão que se encontra em Romanos 12: 2,3 e tem por título Viva o renovo de Deus.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.
Quero partilhar com os irmãos e irmãs, a profundidade de um cristão que não seja, como Cristo. Por muitos anos, nós evangélicos, nos colocamos fora a parte de muitas discussões e problemas, nos escondíamos em pseudas verdades, estamos em Cristo, não em crise, e por vezes por desconhecemos os dilemas e problemas de importantes personagens das escrituras, tais como: Elias, Davi, Moisés, Salomão, Rute, Paulo e tantos outros, que embora estivessem guardados em Deus, passaram pelos processos de perda, perseguição, tentação, orgulho, inveja, perigosos de vida e pelos três D, desamparo, desalento e depressão! 

Quero aqui pedir licença aos irmãos e irmãs para ler às palavras Brennan Manning escrita na abertura na abertura do livro - Convite à Loucura. “Para mim, um cristão é ou um homem que vive em Cristo ou um impostor. Vocês, cristãos, não percebem que é com relação a isto — ao testemunho quase superficial que vocês dão de Deus — que nós os julgamos. Vocês deveriam irradiar Cristo. Sua fé deveria fluir para nós como um rio de vida. Deveriam nos contaminar com seu amor por ele. E assim, então, que Deus, que era impossível, se tornaria possível para o ateu e para aqueles de nós cuja fé oscila. Não podemos evitar o choque, o transtorno e a confusão que sentimos ao ver um cristão que seja, de fato, como Cristo. E não o perdoamos quando ele não o é".

Sei que as palavras de Brennan são fortes e críticas, no entanto, as palavras do espírito santo de Deus, são mais fortes e constituem pilares eternos para a nossa salvação, conforme expressa Romanos 1:16,25.

Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus. [...] Eles trocam a verdade sobre Deus pela mentira e adoram e servem as coisas que Deus criou, em vez de adorarem e servirem o próprio Criador, que deve ser louvado para sempre. Amém!

A carta aos Romanos, é um dos livros mais emblemáticos do novo testamento, nele podemos extrair conceitos como pecado, separação de Deus, graça, justificação pela fé e renovação da mente por meio da iluminação e regeneração, entre outros aspectos. Foi exatamente a leitura deste livro que levou Martin Lutero, a afixionar as suas 95 teses a respeito do distanciamento da igreja católica das escrituras, o que provocou o segundo grande cisma da igreja, ou seja, que deu origem a igreja protestante, aquela que protesta contra os caminhos desse mundo! 

Ao adentrar ainda mais as certezas do texto lido, acredito que nós jovens, nos igreja de Cristo, prosélitos e ou experientes na igreja, muito embora isso, não seja sinônimo de comunhão com Jesus, não devemos nos esconder na nossa pouca idade para realizarmos a obra de Deus, e ou em condições adversas a nós, Moisés sofria embaraço com sua articulação vocal, Davi era de pequena estatura, e Jesus não havia formosura alguma em seu aspecto físico. Conforme o texto implica, não se achem “melhores do que realmente são” e “nem piores do que realmente são”! 

Nas oportunidades que me foram dadas de dialogar a respeito das escrituras e sobre a vida cristã, trago sempre a memória, a necessidade de estarmos em pose de três chaves espirituais, Vida de oração, leitura das escrituras e comunhão com Deus e com os irmãos. 

Não somente a juventude, mas a igreja de Cristo, precisa se perceber e tomar posse dessas chaves, você pode e será tentado na sua escola, no seu local de trabalho, aonde quer que andares, no entanto, é justamente na tua mente que as maiores batalhas acontecem, e não é por acaso que as escrituras nos alertam respeito da necessidade da renovação dela todos os dias, ao texto “vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” mediante a renovação da nossa mente! 

Por fim, De que forma então, alcançaríamos essa mudança de mentalidade? Devemos ter e buscar manter um relacionamento com espírito santo de Deus, e aqui, abro um questionamento final, por mais que estejamos em uma igreja pentecostal, conhecidos pela manifestação dos carismas ou dons espirituais, devemos sair desde local hoje, conhecedores que a principal função do espírito santo de Deus, é atuar no processo regenerativo, conforme relata João 16:8 na qual a palavra diz expressamente “Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus.” 

Talvez, e aqui falo especificamente aos jovens, vocês possam terem visto, um irmão ou irmã sendo muito usado por Deus, manifestava os dons espirituais, emanava o aroma de Cristo, chegando até mesmo a conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que escaparam das imoralidades do mundo, mas depois foram agarrados e dominados por elas, ficando no fim em pior situação do que no começo. Conforme expressa 2 Pedro 2:20. Saibam que devemos, pensar com humildade a respeito de nós mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu, vigiando sempre, orando sempre, buscando, o renovo de Deus todos os dias até a volta de Cristo!, Amém.

Texto: Utilizado como pregação na Igreja Assembleia de Deus, Campo Manancial - Congregação Efraim - 04 11 22

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails