16 dezembro, 2011

“A INCREDULIDADE DE MINHA FÉ”
Mostrar-se  incrédulo, ou pelo menos cético quanto a existência de Deus, pode ser mais doloroso do que muitos pensam. Eu tenho tanto direito de crê em Deus, quanto o de não crê ! O que diferencia os meus direitos dos seus? Eu seria mais especial do que aquele que não crê, ou que não professe a mesma fé que eu?
Posso lê a Bíblia inúmeras vezes e simplesmente não sentir nada, posso lê Shakespeare e derramar rios de lágrimas, eu seria menos humano em não crê em deus, no Deus da bíblia, ou no deus que você segue?
Dúvidas, questionamentos e desconfiança, não são palavras bem vistas nas igrejas. Expor-las seria o fim do mundo para alguns. Sempre costumo falar das minhas experiências, mas estas em nenhum momento podem servir de base para as suas experiências, por mais que sejam semelhantes.
Expus as minhas dúvidas, meus questionamentos, a minha desconfiança,  a minha “pouca fé”, e não fui bem compreendido. Quantos são aqueles que escondem sua “não crença”, simplesmente por se sentir acuado diante das criticas? Quantos não foram aqueles que a “igreja” martirizou nas fogueiras, na guilhotina por não crerem em Deus? Quantos são aqueles que julgamos, simplesmente por não pensarem “igualmente” a nós?
Ao longo do caminho, entendo a vida como tal. Eu já me encontrei demasiadamente sem “fé”, e  com excessivas dúvidas, dúvidas essas que até hoje  trago comigo. Todas as vezes que me deparo com elas, olho para trás e vejo as respostas que me fizeram prosseguir em minha jornada. E como sou grato por ter enfrentado esses momentos.   
No entanto não posso e não quero julgar aqueles que creem diferentemente de mim. O cristianismo de modo geral ensina a tolerância, mas em muitos casos ver-se o oposto. Jesus Cristo,  ele ensinou que tudo é nada sem amor, como posso então não aplicar este tão valioso conceito em minha vida? E ainda assim me considerar cristão?
O caráter do homem não se resume a “crença” que ele segue ou deixa de seguir.  O caráter do homem não se resume as vestes que este usa. Tente vê além do que a tua religião te impõe, confronte-se. Mostre a tua incredulidade e verás a tua fé!
 Paz e Vida

Fernando Saraiva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails