01 março, 2012

A graça de Deus em um mundo sem graça

Imagem Extraída de: Desenhos das Meninas
No momento em que escrevo esse texto, inúmeras pessoas estão morrendo em um dos vários conflitos armados existentes no mundo, grande número desses, se arrastam por décadas sem uma “justificativa” plausível. Crianças perdem sua infância atuando como soldados nos campos de batalhas, mulheres são violentadas tornando-se pilhagem de guerras desleais e injustas, idosos são massacrados e deixados a própria sorte, sem comida e agasalho, aqueles que não se submetem a esses regimes, são terrivelmente assassinados, servindo de exemplo para aqueles que pensam em um dia rebelar-se.

Infelizmente em um mundo vingativo, quem mostra misericórdia é um covarde, no entanto, conforme as palavras de Lewis Smedes [...] O problema da vingança é que ela nunca alcança o que deseja; nunca chegará ao empate. A justiça nunca acontece. [...] Ela aprisiona ambos, o injuriado e o injuriador, a uma escada rolante de sofrimento [...]. 

Temos o prazer de guardar as feridas, as ofensas, as magoas, no recanto mais sombrio de nossa alma, e volta e meia revisitamo-la como forma de reviver cada momento com um gosto de quero mais, resultando na edificação de um muro construído de ódio e de aversão.

Muitos desses conflitos se travam no nome de “deus”… Mas se ele estivesse no tribunal do réu, certamente diria… __ Nunca em nosso nome! O tempo da ignorância já passou! Segui a paz e santificação sem a qual ninguém me verá!

A verdadeira religião de Deus, está baseada na graça no [favor imerecido]. Favor pelo qual ele do alto de sua glória, perdoa-nos de todas as ofensas, agravos e distanciamento moral e ético, sem exigir penitências, sacrifícios, dízimos ou qualquer outra espécie de barganhas! A verdadeira religião de Deus, nos reúne em um mesmo rebanho, formado por diferentes tribos, etnias  e nações, onde a língua oficial é o perdão, e a bandeira e o amor.

A verdadeira Jihad (Guerra Santa), que devemos travar é aquela que fazemos contra nós mesmos, derrotando o que nos difere e fortalecendo o que nós une!  Se eu tenho dificuldade em perdoar? É claro que tenho … Muitas vezes perdoar não é tão fácil como imaginamos, requer um duplo sacrifício, requer renuncia, exige de nós uma sobrecarga terribilíssima de amor [de Graça], mas que resulta em uma vida sem o gosto amargo do rancor e do ódio.

Que possamos desfrutar da maravilha da graça  de Deus e assim como desfrutamos, possamos dela também oferecer, quebrando as barreiras que nos  separam! Que o Deus de Paz nos guie pela senda reta de sua justiça e amor! 

Reflexão e Graça!

Fernando Saraiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails