26 novembro, 2012

A GRANDE INVENÇÃO



Depois de algumas divagações, volto a falar sobre o fenômeno do crescimento evangélico no Brasil, sei que dentre os meus leitores, muitos o são, mas enfim, não escrevo com a finalidade de “amaciar” os ouvidos e os egos, e nem ferir e magoar ninguém, caso esteja errado, e posso estar, quero que me perdoem e que mostrem o meu erro.

Ao analisar a breve história da igreja cristã, em todas as suas invariáveis faces multicoloridas e esfaceladas, pude presenciar certas nuanças e discrepâncias desta em muitos momentos históricos, a outrora perseguida passou a ser perseguidora, passou de pobre a rica, santa a pecadora, unida e centralizada, passou a ser desunida e inconciliável, aceitava todos hoje rejeita alguns!

Assim como, na trágica história de Romeu e Julieta o trágico fim da igreja/templo se aproxima? Será que olharemos o fim da igreja bem como a conhecemos hoje? Ou será que a nossa concepção de igreja nunca de fato existiu, mas apenas fora “invencionada” por um punhado de homens que viram em seus muros e em sua “teologia” do medo um novo filão de mercado com alta taxa de rentabilidade, e que em menos de dois mil anos multiplicou 30 moedas de prata em um patrimônio incalculável que sustenta a “barriga” de alguns miseráveis que só tem o dinheiro como amor?

Se Cristo é o nosso templo, e sua morte e ressurreição o nosso culto, por que então devemos creditar a visitas diárias a um amontoado de pedra, argamassa e telhas, um aspecto místico, espiritual e sacrifical especial se é em Cristo já consumada toda a existência  e plenitude de Deus (O Eterno)?

Muitos se orgulham de serem reconhecidos como cristãos, no entanto, "Orgulho não é grandeza, mas inchaço. E o que está inchado parece grande, mas não é sadio."  Agostinho de Hispona. Bem como a realidade da totalidade desses novos movimentos “carismáticos” da prosperidade, que alugam galpões, pintam a fachada, e colocam uma cruz na calçada e chamam  aquele lugar de “igreja”. 

Nesse momento passa a nortear minha mente a seguinte pergunta:  O que entendemos a igreja ser? Se for apenas um templo, somos os mais miseráveis dos cristãos! Particularmente acredito que Deus já tenha decretado o fim da religião, no entanto, muitos são aqueles que não se conformaram com este decreto! 

Pense e Reflita. 
Fernando Saraiva




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails