13 fevereiro, 2018

Conhecedores do nada.

Imagem extraída de: Pecador Confesso
Você já parou para pensar que muitas das respostas que temos foram cunhadas por outros? Pesquisada por outros? Redigidas por outros?

Os estudantes de hoje em dia, não vão mais nas bibliotecas, em livros antigos, não procuram conversar com os mais velhos e se perderem em conversas reveladoras de como era o passado, de como era as paisagens, os costumes, não pesquisam em outras fontes e tão pouco as confrontam! Os estudantes de hoje, simplesmente abrem o google e em 0,006 milissegundos de tempo já acham e se satisfazem como o primeiro link que o leva a conteúdo desejado!

Do mesmo modo como os estudantes de hoje, somos  nós! Nos tornamos especialistas do nada… Entregamos a outros os óculos da vida, do discernimento,  do senso crítico,  nos achando críticos! Entregamos para o padre, para o pastor, para o professor {pseudo} marxista ou qualquer outro “líder” espiritual e ou “mestre” ideológico, a criticidade de ler, estudar, pesquisar, entender, interpretar, julgar, e viver, tão somente por que estes aparentam ter um “pouco” a mais de conhecimento do você, talvez pelo título que carregam ou posição que ocupam,  mas, este por vezes estão  tão perdido naquilo falam, e não se dão conta que não conhecem de fato a força de suas palavras!

Do mesmo modo, ter um conhecimento amplo não quer dizer que esse conhecimento seja profundo!  Amplitude e profundidade são conceitos diferentes! VocÊ pode navegar na amplitude do oceano, sua superfície, vislumbrar as paisagens ao redor, sem jamais, no entanto, desbravar sua profundidade, ir nas regiões abismais de seus domínios e se surpreender com aquilo que você não achava que existia! 

Tal qual o vislumbre do oceano,  assim é nossa vida! Precisamos ir além das palavras dos outros, das visões dos outros, precisamos sentir, buscar e viver não como alguém que acha que já viu ou viveu tudo...Como alguém que acha ser especialista de algo ou que tenha um profundo conhecimento de tudo, bem como o google… MAS, que possamos aprender com o outro, através do outro e de nós mesmos a nos despir e nos vestir de sabedoria… Pois, por mais que não tenhamos todas as respostas do mundo, a sabedoria nos levará a fazer as perguntas certas! As perguntas sempre existiram, já as respostas … essas … talvez a encontraremos entre a amplitude e a profundidade, mas para que isso ocorra.. necessitamos estarmos sempre dispostos a mergulharmos em águas profundas sem ,no entanto, perder a visão da superfície!

Fernando Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin -

Related Posts with Thumbnails